sexta-feira, 17 de abril de 2009

Deixem-se de tretas e força nas canetas

Todos os dias vejo noticias onde se critica o governo por isto e por aquilo. Se é a reforma da educação, ou ainda mais recentemente, as crianças que "passam fome" nas escolas. Se é o "caso Freeport" ou a nova lei que acaba com o sigilo bancário. Tenho a sensação que, pelo menos metade daquilo que me é transmitido pelos meios de comunicação, é a falar mal do governo.

Epá! Eu até sou a favor da critica. O que estou farto é de constantemente ver criticas, criticos e brigas mas o que nunca vejo são soluções! Nunca vi alguem, neste pais, criticar propondo alternativas. Nunca vi ninguém falar mal apresentando depois uma solução!
A pessoa que conheço mais anti governo é o meu Pai. Passa a vida a criticar, odeia o Socrates e tudo o que toca. Não tolera nada.Temos discussões infindáveis, onde a maior parte das vezes não chegamos a nenhum consenso. Compreendo o que sente. Compreendo a sua raiva e angústia para com as injustiças que acontecem todos os dias à nossa volta e que a ele, numa forma muito particular e fria, lhe tocam mais que à maioria.
"Quero todos aqueles incompetentes de lá para fora!" - diz tantas vezes.

"E quem lá pomos? O que mudamos?" pergunto..

"Não sei nem me interessa. Estou é farto destes gajos que passam a vida a fazer merda e só nos querem é entrar nos bolsos!Estou farto! Quero-os de lá para fora!"

Pois é. Não é só o governo que está mal. Na minha modesta opinião (MHO em internetez) está tudo mal! Basta ver um bocadinho do canal parlamento para perceber. Parece um circo. Chamam-se nomes uns aos outros, atacam-se e defende-se. Quando isto não chega e para marcar uma posição.. faltam! É ou não é um circo?!
Vêm-me à memória imagens de filmes que falavam da Roma antiga onde viamos os parlamentos com senadores interessados (porventura com agendas próprias...) mas interessados! Interessados em fazer crescer a sua Roma, atentos ao que todos diziam, mesmo que não concordassem. Porque é que aqui não pode ser assim ?(obviamente, a parte dos assassinatos em pleno forum,etc.. podemos deixar de parte)

Mas não são só os politicos.......

Pergunto: Não será a hora de deixarmos de governar e "opositar" a este pais com sentimentos e começar a usar a cabeça? Se virmos bem, já passaram mais de dois mil anos desde que tudo começou. Não será altura de evoluirmos? De começarmos a ter os politicos que merecemos e eles um povo educado, politicamente consciente, que os apoia e corrije?
Não acham que já é tempo de terminarmos com esta "mesquinhês" que nos é tão caracteristica e começarmos todos a tentar ajudar a fazer um pais melhor?! No fim - se olharmos com atenção para além do nosso umbigo - quem são os beneficiados?! É isso mesmo, somos nós, os Portugueses!

Revolucionários sempre fomos. Desde o tempo do D.Afonso Henriques que nos sublevamos com o coração e levamos a nossa avante. Enfrentámos dificuldades enormes. Mouros, fome, cercos, os Espanhóis e a até Fascimo. Superámos tudo com a nossa paixão. Mas nos tempos que correm, só o coração não chega! É preciso usar a razão!

Quando é que os nossos politicos (se é que se lhes pode chamar isso) mas, especialmente, todos nós, Portugueses de meia tigela começamos realmente a desempenhar o nosso papel? Como dizia a canção, arranjem força nas canetas e se deixem-se de tretas! Toda a gente sabe que o maior é Portugal!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Please be gentle.....